segunda-feira, 22 de setembro de 2014

ALIMENTAÇÃO - As estratégias para viabilizar a inclusão do pescado na merenda escolar foram apresentadas por representantes do Município

Itanhaém participa de VI Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado



Ações e estratégias da Prefeitura de Itanhaém para viabilizar a inclusão do pescado na merenda escolar foram apresentadas no VI Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado, realizado no mês de setembro, na Universidade Católica de Santos (Unisantos). Esta é a 6º edição do SIMCOPE, que teve como tema ‘Segurança Alimentar do Pescado da Produção à Mesa do Consumidor: Desafios e Perspectivas’.


Na mesa de debates estiveram presentes representantes de Itanhaém, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério de Desenvolvimento Agrário e Governo do Estado de São Paulo (SAA e SEDUC).
Referência nacional em programa social, o Banco de Alimentos de Itanhaém, coordenado pela gestora Municipal de Segurança Alimentar Nutricional, Luciana Melo, apresentou a Unidade de Beneficiamento do Pescado (UBP), um projeto da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes em aprovação junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura. A iniciativa beneficiará mais de 4 mil pescadores artesanais do Município e demais cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista.
“O Instituto de Pesca (SAA-SP) e o Banco de Alimentos de Itanhaém desenvolvem um projeto para a UBP. Construímos uma rede sociotécnica sólida na Região Metropolitana da Baixada Santista, além dos parceiros do Governo Federal. E é esta consciência coletiva que trará a concretude da inclusão real do pescado na alimentação escolar, contemplando eixos fundamentais: qualidade nutricional e geração de renda por meio da revitalização da pesca artesanal. Nossa meta é atender a médio prazo esta demanda”, conclui Luciana Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário