quarta-feira, 30 de abril de 2014

EM BREVE FEIRA POPULAR E BANCO DE ALIMENTOS DE ITANHAÉM EM NOVO ENDEREÇO!

Central Municipal de Abastecimento ampliará programas de segurança alimentar

A construção do prédio que abrigará a Central Municipal de Abastecimento já tem Ordem de Serviços para a primeira etapa das obras que deram início a semana passada. No local funcionará o novo Banco de Alimentos, Feira Popular e demais programas desenvolvidos pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS).
A proposta contempla a implantação de novos projetos de segurança alimentar e geração de renda, como o Programa de Aquisição de Alimentos/Programa Nacional de Alimentação Escolar (PAA/PNAE); o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Municipal e o Programa Feiras Populares.

O convênio assinado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e a Prefeitura garante ao Município verba no valor de R$ 746.000,00 para as instalações do Banco de Alimentos de Itanhaém. A nova estrutura será erguida onde funcionava o antigo Mercado Municipal, na Rua Urcezino Ferreira, esquina com a Rua Marechal Rondon, no Baixio. A Central Municipal de Abastecimento passará a ter dois andares com 550 m² de área construída em terreno localizado no Centro.

O empreendimento terá áreas de triagem e processamento dos alimentos recebidos, armazenagem de alimentos frescos, secos e congelados, espaços específicos para descarte e acondicionamento de detritos, lavagem de equipamentos e utensílios, atendimento, além de banheiros adaptados e piso tátil, recepção e treinamento, almoxarifado, cozinha experimental, elevador e área externa para o Programa Feiras Populares.

BANCO DE ALIMENTOS – O local é responsável por atuar no combate à fome por meio da arrecadação de alimentos provenientes de doações de empresas, indústrias, supermercados e varejões que são selecionados, separados e embalados para, posteriormente, serem distribuídos gratuitamente à população. O Banco de Alimentos tem hoje o objetivo de fomentar a segurança alimentar, operacionalizar as compras da agricultura familiar para merenda escolar e aumentar a capilaridade das entidades sociais de Itanhaém.

FEIRAS DO PRODUTOR – O projeto Feira do Produtor tem como objetivo fortalecer a comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar, melhorando a geração de renda e garantindo o acesso da população a produtos de melhor qualidade, direto do campo para a mesa do consumidor. É uma parceria entre a Prefeitura de Itanhaém e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Governo Federal. A feira funciona atualmente todos os sábados das 7 às 16 horas, no estacionamento do Paço Municipal Anchieta, localizado na Avenida Washington Luiz, 75, no Centro. O espaço vende frutas, verduras e legumes com ênfase na agricultura orgânica. Também estão disponíveis derivados artesanais como bolos, pães, sucos, além de pescados. Com a ida para a futura Central de Abastecimento, os agricultores terão uma estrutura melhor para comercializar seus produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário